(48) 3433-4211 | imepel@imepel.com.br

04/01/21 - Janeiro Branco enfatiza cuidado com saúde emocional

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. A iniciativa foi crida no Brasil em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.

A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.

O Brasil está no 11° lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.

No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no janeiro branco, é necessário ter cuidado durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental durante a vida.

 

Dicas para manter a saúde mental em dia


Invista no autoconhecimento: tente entender como você reage às diversas situações rotineiras, buscando analisar e ponderar seus comportamentos e emoções. É necessário obter o autoconhecimento para conseguir mudar o que deseja.

Medite: reserve um tempo para você, relaxe, trabalhe sua respiração e, aos poucos, busque alcançar um equilíbrio mental.

Saiba interpretar suas emoções: cada emoção traz uma reação diferente, que deve ser respeitada e entendida. Ter consciência desse funcionamento é importante para lidar com os sentimentos. Encontre formas positivas de se expressar sem que o corpo seja afetado por doenças relacionadas à ansiedade e ao estresse.

Procure ajuda: não tenha receio ou constrangimento de procurar ajuda profissional. Cuidar da mente é preservar sua saúde. A terapia é uma forma de entender nossas emoções para que a vida siga mais leve.


 

Mais Fotos

VOLTAR